quarta-feira, 25 de junho de 2014

Galo. Segunda parte

Olhos azuis, olhos azuis. Só há brilho se a luz reflete o azul, dos olhos. O café da manhã era o olhar ao espelho, um gole de água da moringa, e um beijo na foto da mãe. Afiava a enchada e caia  na labuta atroz. As formigas lava-pés subiam pelas pernas, hora de parar e fumar. Nesses átimos momentos se inspirava no futuro. Casa, esposa, amor. E foi também num desses raros instantes de felicidade que cruzou o olhar com o da mulher mais bela da fazenda. O “feitor”, como um chicote em formato de palavras, imiscuiu-se: volta ao trabalho seu vagabundo. E outro olhar desafiou o “patrão”, que sentiu tarde demais o ventinho da enchada passando pelas suas pernas e o atingindo no maxilar. Na cadeira o menino rabiscava no coração a menina de cabelos lisos, compridos, negros, brilhosos, sedosos...! O horizonte azul se misturava cintilantemente com o semblante levemente sorridente da linda donzela que observava o menino de honra e fibra. Há limites para falas, e elas voltam sempre, e sempre rabiscam loucas lições na estrada das flores. Foi só uma noite na cela, lá, dentro de um presídio. Fora continuaria a labuta, na mesma fazenda, já que o fazendeiro pediu perdão ao menino e disse que ninguém tinha o direito de ofender ninguém, ainda mais um trabalhador de sua estirpe. Noutro dia de trabalho forçado o menino segurou os braços do Senhor que caia de tanto cansaço. Vou carpir sua parte hoje, Senhor. Ah, mas a natureza é o amor gerando as estrelas, eis que o senhor era pai da bela de olhos felizes.

10 comentários:

  1. Só há brilho se a luz reflete o azul, dos olhos. você Ives meu amigo é fantástico...parabéns. Amei. Edilene

    ResponderExcluir
  2. Um conto belo! Destaco: ..."Há limites para falas, e elas voltam sempre, e sempre rabiscam loucas lições na estrada das flores..." Isso é um profundo pensar, Ives!
    Abraço.

    ResponderExcluir
  3. Belas palavras, meu amigo...
    Um olhar que tanto diz, tanto reflete nos próprios gestos...
    adorei!!!

    Linda noite
    ^^

    ResponderExcluir
  4. Lindo!! O olhar sempre nos revela muitas coisas!


    beijos

    ResponderExcluir
  5. Oi Ives, há poesia, naturalidade e sensibilidade numa narrativa que se expande. Gosto muito. Voltarei sempre. Um abraço.

    ResponderExcluir
  6. Um jeito de contar que nos deixa presos às palavras...
    Abraço.

    ResponderExcluir
  7. Belíssimo,Ives! Parabéns! abração,chica

    ResponderExcluir
  8. Maravilhoso texto bem construído, a poesia salta aos olhos e o sentimento aflora da intimidade do pensar e do viver.
    um abraço

    ResponderExcluir
  9. "Ah, mas a natureza é o amor gerando as estrelas"

    Fiquei a pensar com essa frase...

    ResponderExcluir
  10. Lindo e poético, Ives!
    Acho que os olhos azuis da menina acrescentaram sonho ao pesadelo do menino.

    ResponderExcluir