sexta-feira, 11 de novembro de 2016

O que é solidariedade?

Sinto entre as pessoas uma dificuldade enorme em lidar com o ato de doar simplesmente. E eu não sou diferente. Dia desses fiquei entristecido com o fato de não ter sido convidado à festa de inauguração da casa do meu amigo que ajudei tanto. Doei fios, madeira e até revestimentos caríssimos. A grande pergunta que eu fiz, e que sinto que muitos fazem é: afinal, não doei de coração se agora estou chateado? Fico a imaginar como os grandes iluminados agiriam numa situação dessas. Após refletir muito cheguei à conclusão de que tenho sim um perfil solidário; estou sempre fazendo coisas pelos meus amigos, mas percebi que eu estava numa via de mão única. “Venha ao meu reino e ao teu reino nada”. Nas relações sociais conhecidas como virtuais o possível egoísmo fica mais evidente, pois a face da pessoa está toda encoberta. Não digo com isso que sou perfeito, longe de mim, mas vamos analisar juntos. No facebook as pessoas convidam a curtir páginas ou a entrar em grupos sem ao menos fazer um único comentário em sua publicação. E aí? Não, não chego ao ponto de agir radicalmente, não vou excluir meu amigo que não me convidou para festa, mas posso acender uma luz vermelha lá no fundo do coração. Afinal, ser amigo é uma coisa diferente de ser bobo, não é? Como Nietzsche diz, a maioria se antecipa para ajudar porque no fundo não quer ser lesado de forma alguma por ninguém, muito menos pela sociedade. Alguns psicólogos afirmam que no fundo criamos a ilusão de não conseguirmos impor nossos limites a certas pessoas que nos invadem, então nos adiantamos para não sermos lesados também. Não sei bem. Quero só pedir ajudar nessa questão que acredito não ser apenas minha! abraços

15 comentários:

  1. Bela questão,Ives! Ser amigo não significa ser otário, ser explorado, ser usado em nome da amizade! Ser amigo é ser solidário de coração e sem esperar a volta, o retorno. Pena há sempre quem abuse! Nessas horas e situações, equilíbrio, olhos abertos pra longe ver!!! abração,chica

    ResponderExcluir
  2. Ives,não ligue para isso,pois muitos não sabem agradecer a doação,mas Deus sabe que você assim a fez de coração e isso é o mais importante.Quanto aos comentários no Facebook,eu lhe digo que para mim muitos amigos nem curtem o que posto,só mesmo os amigos mais chegados e os familiares.
    Um grande abraço.
    Carmen Lúcia.

    ResponderExcluir
  3. Amigo Ives, que prazer voltar de minhas férias e ter a chance de ler seus belos textos reflexivos!
    Ah, nem me fale sobre isso de ajudar e não ser reconhecido, pois isso nunca irá acontecer, nem com familiares quanto mais com pessoas que pensamos serem nossos amigos!
    Não sei quem já citou que, quem ajuda é o felizardo, o que pode, o ajudado sempre se sente inferiorizado, sendo assim dele não se deve esperar agradecimento, temos sim que poder ser solidários, mas nunca, em hipótese alguma esperar recompensa, sei que você nem esperou recompensa, mas ficar de fora da comemoração, ah, isso não né mesmo?
    Eu sou humana como todo mundo, ajudo sim, mas olho para quem, pois até na Bíblia há a frase que diz:"não jogue pérolas aos porcos", portanto escolher bons amigos é mesmo muito difícil!
    Há outro exemplo, se você ajudou com materiais para a casa ser concluída,mas outro amigo deu um bem como TV ou coisa que chegou por último, ah, esse é que será lembrado e convidado!
    Complicado isso, entendo seu estado de confusão de coisas que referem a solidariedade,rsrs!
    Abraços meu amigo querido, obrigada sempre pelo carinho lá no meu espaço!

    ResponderExcluir
  4. Vivemos a época da 'egoismocracia'... Centralizo-me no mundo e "o venha a mim"... é o que manda... Sempre vejo que sem cobrar nada daquilo que se doa, torna-nos mais fortes diante dessa hipocrisia quando dizem "amigos" só para usufruírem... Pense nisso.
    Abraço.

    ResponderExcluir
  5. Oi Ives...vivendo e aprendendo! faça o bem e seja solidário se for necessário e depois esqueça porque mais depressa será esquecido por quem recebeu. O grande político Ulisses Guimarães disse uma frase que sempre recordo : " o dia do benefício é véspera do dia da ingratidão"...mas nem todos são assim e o Universo retribui o bem com o bem que nos será dado de graça por outra pessoa. Pode acreditar.
    Um abraço

    ResponderExcluir
  6. Li seu texto com toda a atenção e respondo à questão colocada, dessa forma: Solidariedade é RECEBER E DAR.

    Todos nós já tivemos situações parecidas, mas o importante é nosso gesto, para nós e apra Deus.

    Qto ao Face, Twitter e afins, "coisas", que não quero ter, k não tenho, as pessoas são mesmo assim, em geral.

    Eu sou daquelas que dou mais do k recebo, mas não sou "tonta", pke tudo tem seus limites, e por tanto dar, tenho sempre mais e mais, mas qdo se justifica, eu doseio.

    Beijos e boa semana.

    ResponderExcluir
  7. Há relações sociais difíceis, mas a ingratidão é difícil de entender...
    Uma boa semana.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  8. Ives, nosso problema é querer que os outros se comportem segundo nossas expectativas. Mas é bom vc se perguntar o que essa pessoa que vc chama de amigo o considera assim também. Penso que quando doamos algo, não devemos esperar nada em troca. A mágoa que vc sente atinge apenas a vc. Essa pessoa nem sabe que vc está magoado. Releve. Muita paz!

    ResponderExcluir
  9. Oi, Ives, como vai?
    Eu sou assim também e antes ficava chateada quando isso acontecia. Mas hoje sei que que gosto de ajudar e que gosto de ver as pessoas felizes e realizando sonhos ou algo que queiram. Ajudo e pronto! E fico chateada também, mas logo passa... Queria ver tudo pronto, junto com todo mundo e chorar de emoção vendo a pessoas feliz e tals (sim, sou dessas). As pessoas são como são e talvez nos excluem por motivos que não conseguimos saber. Ou sabemos e nos fazemos de desentendidos, não sei.
    Mas é bom ajudar mesmo não colhendo o retorno, é bom saber que quem temos estima estão fazendo algo de bom, realizando alguma coisa...
    Esquisito. O ser humano é esquisito.
    Vc fez sua parte e continuará fazendo porque gosta de ajudar. Isso é bom, creia nisso.
    Beijo

    ResponderExcluir
  10. Oi, Ives, veja... solidariedade e amizade têm duas vias. Só a Madre Teresa pra fazer o bem sem olhar a quem. Se eu sou amiga, quero que a pessoa seja minha amiga, seja sincera também. Um dos piores defeitos do ser humano é a ingratidão e a mentira. O traçado tá feito. E a ingratidão magoa, sim. Eu me afasto pelo simples fato de que tenho a obrigação de gostar de mim, e tratarei certo os outros que me são caros. Porém se quero apenas ajudar os outros, é melhor ser uma voluntária de uma causa que podemos abraçar. Portanto, lhe dou razão das suas mágoas, eu também ficaria.
    Bjs, amigo, ótimo esse tema que você abordou.

    ResponderExcluir
  11. IVES: A solidariedade é um dos maiores bens do ser humano. Que pena que há alguns que não são tão solidários. Abraços e tenha um fim de semana de paz e grandes vitórias. Abraços, meu amigo.

    ResponderExcluir
  12. Nos bastidores do reino: a vida secreta na Igreja Universal do Reino de Deus

    Mário Justino
    Geração Editorial, 1995 - 150 páginas

    AQUI É REVELADO TODO O PASSADO SUJO DA IGREJA UNIVERSAL

    Pela primeira vez, um ex-pastor da Igreja Universal do Reino de Deus revela com enorme impacto os segredos da seita do bispo Edir Macedo, hoje espalhada por quase todo o mundo. A obra caiu como uma bomba sobre a organização de Macedo, que conseguiu na Justiça uma liminar impedindo provisoriamente a circulação do livro, que ficou apenas 22 dias nas livrarias, desde seu lançamento, em novembro de 1995. A editora lutou e conseguiu, na Justiça, a liberação da obra, em que o ex-pastor Mário Justino narra sua amarga experiência com religião, drogas e o submundo do crime, no Brasil e em Nova York. Um livro recomendado para jovens e que foi adotado como educação para a cidadania por vários professores.


    Completo em PDF para baixar:

    Para baixar é só clicar no botão verde.

    http://migre.me/vxbde

    ou

    http://www.mediafire.com/file/zkxcyleck3a1c59/NOS+BASTIDORES+DO+REINO+-+M%C3%81RIO+JUSTINO+-+COMPLETO.pdf

    ResponderExcluir
  13. Olá, Ives Vietro, boa noite !
    O que falta à mesa dos miseráveis,
    em abundância, se encontra nos
    lautos banquetes dos ladrões do
    dinheiro do povo...
    Um feliz Natal e um Ano Novo
    repleto de prosperidade e saúde,
    junto aos teus amores.
    Grato pelos votos.
    Sinval.

    ResponderExcluir