terça-feira, 14 de janeiro de 2014

Sob o maracujá!

Às vezes estou lendo e minha mente viaja, não entendo como volto, e sinto que continuei lendo, sem entender, mas...! Não volto mais de onde perdi a cabeça, e sigo adiante tentando recuperar o sentido do livro! É que com tantas coisas a se pensar, fica quase impossível cair plenamente nas garras da imaginação, ou nas asas da imaginação? Quando quero silêncio vou sob o manto das folhas do maracujá, que doam uma sombra graciosa, fresquinha! Num gorjeio espirituoso, um sabiá feliz, encanta ainda mais o laço poético a qual estou agarrado; acho que são garras! Pessoas conhecidas passam por lá, mas nem imaginam que estou como as larvas pretas, embrulhado nas folhas saborosas e cheirosas. Tenho que tomar cuidado, porque a mangaba adora as flores do maracujá, que, aliás, são tão belas quanto às falas de Proust! É claro que desligo o celular e todos acreditam que estou viajando, como caixeiro viajante, mas não é que estou mesmo: “No caminho de Swann”. Depois do tal estresse, não quero mais saber de trabalhar, e as rodas giram como quiserem, e estou pouco me lixando para a sociedade, para o luxo, carro, sapatos lustrosos, vasos sanitários cheirosos! Ahh e como gostaria de viver entre os índios, e confesso que já ando fazendo planos! Várias mulheres, paz, e muita dança da borboleta, Sou louco pra entrar em transe naquelas bebidas alucinógenas, aprender a tocar gaita e usar cocar, morar numa oca, comer mandioca, pisar na terra, na Terra! Espero que voltem também, e olha, de baixo das árvores o frescor é Divino! Abraços Ives vietro

10 comentários:

  1. Demais, debaixo das árvores o frescor é mesmo Divino, meu amigo, Divino é também a gente se perder em muitos pensamentos enquanto se lê, e ainda por cima continuar lendo, nossa, pensei que somente eu fazia tais coisas, mas quase sempre volto e releio, pior, releio mais de uma ou duas vezes, caindo sempre no mesmo deslize!
    Quantas vezes pensei em ir morar em um lugar onde eu pudesse, assim como descreves, entre índios, sair fora dessa loucura que é cidade grande, atropelada de gente por todos os lados!
    Amei ler, ainda estou a meditar sobre o seu texto, nossa, bom demais, "sob o maracujá!" Que delícia, que calma, que frescor!
    Abraços!

    ResponderExcluir
  2. Boa noite amigo Ives!
    Viajei na arquitetura poética criada por você, e no final, estava eu sentado num quintal todo gramado, perdido na simplicidade que eleva a nossa alma no conforto das folhas de maracujá. Parabéns, muito bacana. Já dizia Proust: Mais vale sonharmos a nossa vida do que vivê-la, embora vivê-la seja também sonhar.

    Grande abraço,
    Dan.
    http://gagopoetico.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Momentos únicos, onde nos encontramos e tudo olhamos com verdade. O anseio por um voo sem retorno, a caminho da simplicidade e do contato com a natureza. Bjs.

    ResponderExcluir
  4. Um bom livro leva-nos para longínquas paragens, mundos bem diferentes dos conhecidos.
    Lá no meio dos índios não podemos ter as comodidades que vive,os por cá mas temos a liberdade do tempo e da vida pura com o sabor original.
    Penso que é mais fácil viver no meio dos índios verdadeiros que viver nesta sociedade carregada de coisas falsas, de roupas e drogas...

    ResponderExcluir
  5. Ler faz voar...
    E eu não gostaria de viver COM ou COMO os índios, mas poder ter a liberdade da natureza desfrutar!abração praiano,chica

    ResponderExcluir
  6. Antes de mais, Ives quero te agradecer a visita ao Começar de Novo e será sempre um gosto ver-te por lá´. Poderás contar com as minhas visitas aqui ao teu cantinho. Pelo que vi, gostei muito. Sabes, é muito importante que tiremos algum tempo para ficarmos em companhia do nosso eu mais profundo, alheando-nos da barulheira do mundo que nos cerca; só assim conseguiremos preservar a nossa saúde mental Um beijinho e até sempre. Fica bem, amigo!
    Emília.

    ResponderExcluir
  7. Garras poéticas... Voos deslumbrantes é o que nos fazem admirar gorjeios de sabiás debaixo de uma árvore de maracujás... Belíssimo texto... Há mesmo que se desconcentrar...
    Abraços,
    Célia.

    ResponderExcluir
  8. Amigo Ives
    Um dos seus melhores textos! Muitos parabens.
    Debaixo das folhas de uma planta,voamos alegremente no tempo e no espaço,sem horas para voltar.Que maravilha!
    Um abraço
    Beatriz

    ResponderExcluir
  9. Um texto muito fresco e belo! Só a natureza nos pode aproximar do que é primordial, e de nós mesmos.
    Gostei muito!
    xx

    ResponderExcluir
  10. Este viajar nos possibilita criar asas numa

    harmonia com a natureza e a beleza

    das palavras que pousam...

    Abraço grande!

    ResponderExcluir