terça-feira, 19 de abril de 2016

A amiga Ivone.

Olá! A pedido da nobre amiga Ivone vou tentar descrever algo que possa ajudar na leitura do livro “Os irmãos Karamázoz”. Sempre acreditei que antes de tudo é preciso pegar o estilo do autor, a forma com que ele se expressa, a pontuação que usa, e acima de tudo, a filosofia por detrás da mensagem. Esse livro trata de assuntos universais, que no desenrolar do livro, ora esta na boca de um personagem, ora na narrativa do gênio, no caso, Dostoievski. Hoje mesmo estava a ler algo de cunho religioso, onde o Velho Fiódor Pávlovitch diz claramente ao seu filho Ivã que a religião emperra a evolução dos seres. Cada qual reflita da sua forma, mas vemos no desenrolar da trama cenas contundentes o tempo todo. E, temos passagens extremamente iluminadas ao que se refere Deus, e a humanidade, como no discurso do Padre Stáriets Zósima, que sem dúvida deixa qualquer ser elevado ao mais alto grau da existência. Com o tempo percebemos que se trata de uma joia rara, que aprendemos apreciar mais com o tempo! Lembrando que é um livro de umas seiscentas páginas, mais ou menos, portanto temos que dar uma boa acelerada a não perder o segredo do livro todo, ou melhor, é preciso lê-lo rapidamente, assim acredito! abraços

10 comentários:

  1. Um livro interessante, porém grande e deve ser pelo visto, lido com muita atenção pra que não esqueçamos detalhes ...Sabe como é, falo por mim que já estou caduca,rs...Há dias que se perguntarem meu nome rapidinho, nem lembro mais,rs...Brincadeira ( em parte!)abração, tudo de bom,chica

    ResponderExcluir
  2. Oi Ives!
    Muito interessante, adorei a descrição e a dica! Abração!
    Mariangela

    ResponderExcluir
  3. Oi Ives!
    Muito interessante, adorei a descrição e a dica! Abração!
    Mariangela

    ResponderExcluir
  4. Acredita que ainda não li? Imperdoável.

    ResponderExcluir
  5. Ives, tudo bem? Esse livro deve ser um tanto interessante. Amigo, tenha um belo dia. Abraços.

    ResponderExcluir
  6. Amigo Ives, amei a dica, é isso mesmo, quando eu li O Egípcio, que também tem muitas páginas, eu lia todos os dias e muitas horas seguidas, faz tempo isso é claro, mas foi muito bom, acho que eu lia uns quatro livros por mês, saudade daquele tempo, hoje leio, mas não consigo ficar horas lendo.
    Minha neta não larga os livros, tem uma imensa capacidade de escrever com esse magnífico exercício!
    Amei que tenhas se lembrado de dar as dicas, hoje sinto menos dificuldade de entender e é bom pegar o livro e ler.
    Li um livro que acho que você iria gostar, isso se ainda não leu, o primeiro livro Assassin´s Creed, meu neto que pediu que eu desse de presente a coleção à ele e dei, com isso me incentivou a ler,dizendo que eu iria gostar e gostei, só li um deles por em quanto, mas pretendo ler os outros, muito bom, bem do jeito que você também gosta, "ferver os miolos",rsrs.
    Amei a postagem, me senti importante meu amigo, seu carinho é notável, obrigada!
    Abraços apertados!

    ResponderExcluir
  7. Eu tenho esse livro, deve ser interessante para meu filho que tem uma inteligência apurada. Cada um de nós temos nossa pequena biblioteca, a diferença é gritante.
    Mas, ma matemática ele não me bate.kkk, às vezes ele precisa de ajuda.
    Ele com seu amigo tem um blog: M E T A M O R F O S E S: Irmãos Karamazavi...
    karamazavi.blogspot.com/2009/10/irmaos-karamazavi.html.
    Ele está parado, eu acho muito chato, muita cultura principalmente do seu amigo Angelo.Mas para quem gosta é um prato cheio.
    Beijos
    Minicontista2

    ResponderExcluir
  8. Sua generosidade e cultura se aflora cada vez mais, Ives! Aprecio tais leituras. Você não tem amarras. Isso é muito bom!
    Abraço.

    ResponderExcluir
  9. Gostei da descrição, Ives. O melhor é mesmo ler o livro...
    Beijo.

    ResponderExcluir
  10. IVES: Obrigada pelo carinho.Eu acredito muito no poder da oração. Bjs e que Deus te dê em dobro!!

    ResponderExcluir