quarta-feira, 10 de fevereiro de 2016

Amigos

Meu grande amigo perdeu num acidente os movimentos das pernas, e não houve outra solução além de aposentar-se por invalides. Como se não bastasse a esposa abandonou-o quando não tiveram como pagar o acabamento da casa que ainda mostra os tijolos comidos pelo tempo. Seus carros empoeirados lembram as histórias dos sábados à noite quando ia ao clube mais conceituado da cidade, ou às praias mais badaladas do Rio de Janeiro. Sábado, ao visita-lo, tirou da cristaleira antiga, duas taças que restaram da era de ouro. Brindamos à amizade, a esta beleza que supera a dificuldade. A filha, que ironia, estudada e bem de vida, não fazia uma visita há meses, dizia pelos olhos o triste amigo à minha frente. Namorei com ela, que lástima a minha, pois já via os traços do egoísmo acerbo em relação às coisas do coração. Após alguns anos separados aquele que chamo de Mestre, descobriu que um dos filhos não era do seu sangue. Que tapa, não? Quando estávamos juntos, já sabia que um dia seriamos bons amigos. Afinidade, sim, afinal gostava muito de ler, e até hoje temos altos papos acerca dos imortais da literatura. Naquela altura, o Mestre, incompreendido, não deixava de expor as ideias que até então todos consentiam; afinal o nível social dá crédito ao que se fala? Depois, ao perder quase tudo, o que lhe restou foram sussurros de louco. Ele tem uma biblioteca empoeirada, com livros extremamente raros, como por exemplo, “A divina comédia” em versos e em Italiano. É um verdadeiro Mago, que admiro imensamente. Ao despedir-me dele falei no tom de amigo, que ele deveria se orgulhar por não ter perdido aquela poesia toda. E, ao tom de amigo, respondeu à gentileza dizendo, “o que tenho é de fato espiritual”. É uma oração tão singela, mas pensando bem, é o que temos! ives vietro

11 comentários:

  1. Oi Ives,
    Amizade sincera é como agarrar uma pérola numa ostra no fundo do mar e, assim vamos nos enganando com pessoas que nos diziam amigos presentes: amigos sinceros eu nunca tive.
    Abraços
    Minicontista2

    ResponderExcluir
  2. Puxa e que bom ele, com tudo isso, não perdei a poesia e sabe valorizar o que lhe restou! Gente de coração maravilhoso! abraços, tudo de bom,chica

    ResponderExcluir
  3. Diante das situações assim que a gente identifica quem se importa com a gente e quem não.
    Na saúde e dinheiro temos amigos, amores, temos tudo.
    Perdemos algo, e muitos saem fora. Pior do que a dor da limitação que ele está, deve ser ver muita gente que se dizia amigo se afastar.

    Um lindo dia pra vc =)

    ResponderExcluir
  4. Oi Ives, uma amizade verdadeira é aquela que resiste aos mais tristes infortunios da vida. é triste sim, e muito ruim, mas é aí que nos deparamos com os verdadeiros valores da vida.
    Muito linda esta amizade desprovida de interesses!
    Um grande abraço amigo!
    Mariangela

    ResponderExcluir
  5. Sim, Ives, é o que fica quando sólida: - a amizade que nada cobra e nada espera como retorno. E, cuidar do espírito é o que nos enobrece realmente. O resto é tudo pó!
    Abraço.

    ResponderExcluir
  6. Olá Ives
    Verdadeiras amizades permanecem sempre. Só o amor faz a pessoa cuidar da outra até o fim. Um forte abraço.

    ResponderExcluir
  7. IVES: As amizades, quando verdadeiras, duram para o resto da vida! É um dos maiores patrimônio que temos. Abraços e tudo de bom à vc.

    ResponderExcluir
  8. Nas horas boas... temos amigos em quantidade...
    nas horas ruins... temos amigos em qualidade...
    Infelizmente é mesmo nos momentos ruins... que os outros verdadeiramente se revelam para nós... para o bem e para o mal...
    Espero que seu amigo dê a volta por cima... com bons amigos por perto... tudo fica bem mais fácil de superar...
    Abraço
    Ana

    ResponderExcluir
  9. Amizade sincera são como diamantes.. nunca se quebra.. bjs.

    ResponderExcluir
  10. Que história triste...
    É bom que o seu amigo sinta que o tem como amigo...
    Beijo.

    ResponderExcluir
  11. Linda história de amizade, quando há afinidades é muito bom manter esse lindo laço, pois amizade é isso mesmo, afinidades sem fim!
    Abraços apertados!

    ResponderExcluir